Pular para o conteúdo principal

estudos para uma música/literatura crucigramista

imagem: une femme est une femme (Sel, 2023)

<> características do crucigramismo

– modularidade;
– cruzamento;
– expressividade “limitada”;
– área/fundo clean, monocromático;
– fragmentação.

<> método contextual (literatura)

– parágrafos curtos, aforismos;
– textos inacabados, sem continuidade;
– corte deliberado de palavras;
– intersecção de ideias, vieses, estilos (expressivo/analítico, simples/direto/complexo, etc.);
– deslocamento de frases entre parágrafos ou/e intra.

<> método estrutural (literatura e música)

1) Na música, primeiro construa como no serialismo, dodecafonismo, mas não necessariamente atonal, e organize os blocos elaborando um crucigrama, onde cada qual simula uma coluna/fileira.

Nas partes que se confluem entre blocos, manter aquelas cujo resultado será a quebra de sequência, excluindo as excedentes, ou, para afastar qualquer supressão, apenas dividir as respectivas colunas/fileiras.

Após esse rearranjo, enumerá-las todas (nota/notas), na horizontal ou verticalmente, compondo a ordem final e sua consequente melodia.


2) Na literatura, produza o texto normalmente; depois, ao demarcar suas posições, separe as palavras, em grupos de 12, por exe., criando blocos, e, igual colunas/fileiras, disponha-os em crucigrama.

Na confluência entre blocos, manter as palavras que resultarão em quebra de sequência, descartando as demais, ou os dividindo, somente, evitando tal amoldagem.

Por último, conforme o leiaute, renumere-as, do topo à base, ou esquerda/direita, e gere a versão finalizada do texto.

Também é possível, como na versão musical, no lugar de cada palavra formar uma parte do bloco, fazer com que um conjunto delas a represente.

Obs.: Aos textos (e músicas) maiores, pode-se, antes, fracioná-los em grupos que comportem esses blocos, para, internamente, desenvolverem seus respectivos crucigramas e organizações, unindo-os a posteriori.

___


Comentários