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estudos para uma música/literatura crucigramista

imagem: Broadway Boogie Woogie (Piet Mondrian, 1942 – 1943)


<> Características do Crucigramismo

- modularidade
- cruzamento
- expressividade limitada
- fragmentação
- área/fundo clean


<> Para uma literatura crucigramista (modelo contextual)

Textos reflexivos, filosóficos, fragmentados, inacabados

- modularidade (racionalidade, análise)
- cruzamento (conjunção de ideias, vieses, estilos)
- fragmentação (interrupção, sem continuidade)
- área/fundo clean (sem conclusão = vazio)
- expressividade (pensamentos curtos/rápidos, a própria fragmentação)

Vide "fragmentos sobre o (ou para um) discurso"?


<> Para uma literatura / música crucigramista (modelo estrutural)

Na música:

_base: serialismo / dodecafonismo

Primeiro estruture como no serialismo; posteriormente, ordene os blocos formando um crucigrama, onde cada qual simula uma coluna/fileira.

Nas partes que se confluem entreblocos, manter aquelas que resultarão em quebra de sequência, excluindo as excedentes, ou, para evitar qualquer eliminação, apenas dividir suas respectivas colunas.

Após essa estruturação, enumerar cada parte (nota) dos blocos, na horizontal ou verticalmente, gerando a ordem final e sua consequente música.

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Na literatura, desenvolva o texto normalmente; depois, enumere e separe as palavras em grupos de 12, por exe, formando blocos. Em seguida, como colunas/fileiras, ordene-os em crucigrama. 

Na confluência entreblocos, manter as palavras que resultarão em quebra de sequência, descartando as demais, ou apenas dividindo seus blocos, evitando a necessidade de exclusão.

Por último, conforme o leiaute, reenumere cada uma das palavras, na horizontal, ou na vertical, e forje a versão finalizada do texto.

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Para textos (e músicas) maiores, pode-se dividi-los em grupos que comportem esses blocos, para que cada qual desenvolva seu respectivo crucigrama e organização, unindo-os todos no fim.

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